
"...Antiguidade é posto
Temos que respeitar
Dona Canô é Canô
Dona Canô é de lá..."
Essa boa senhorinha com ares de apaixonado na janela, feito a música de Gilberto Gil "esperando na janela", é Claudionor Viana Teles Velloso - ela mesma a Dona Canô. Mãe de oito filhos - dois deles grandes artistas da história do movimento nacional tropicalista - Nicinha, Rodrigo, Maria Isabel (Mabel), Clara, Irene, Roberto, Maria Bethânia e Caetano Veloso. Dona Canô acaba de completar doces 102 anos de vida (16/09) e saúde!
Lúcida e sempre contente ela, que tem uma vida leve e cheia de doçura, escreveu um livro de receitas tradicionais que alimentam os Vellosos e tantas outras pessoas que vez por outra, leia-se "o tempo todo", visitam a sua casa. Isso inclui de turistas estrangeiros à vizinhança. O motivo é que sua casa é um referencial, seus filhos são artistas queridos e conhecidos internacionalmente, contudo a simpatia e simplicidade não mudou. O lar fica aberto como fosse um ponto turístico da cidade de Santo Amaro da Purificação... ali, pertinho de Salvador.
Em seu dia-a-dia ela leva a vida com uma rotina alimentar leve, com toque baiano no almoço, que não podia faltar, como o dendê, e faz pilates e massagem duas a três vezes por semana. É interessante ver como ela trabalha com leveza e destreza os alongamentos da técnica reeducadora... desde as extensões musculares até a bola própria para o exercício. Quem já viu acha graça e beleza.
Ela é mesmo um encanto. Só quem conheceu, que já falou e sentiu de perto todo recato de menina do interior, como mateira, um sorriso gentil, adornado por seus cabelos brancos e uma simpática voz falando de tudo. Fato que traz a qualquer um a sensação de conhecê-la há muito tempo. É uma sensação de intimidade como se houvesse tanta amizade. É de fato uma senhora boa praça e muito querida por todos.
Sempre gentil e com um sorriso, Canô fala da vida como quem canta uma sinfonia... e é falando dela que é apaixonante e apaixonada pela vida e por tudo que tem - e bem sabe o valor das coisas - que torna tudo a seu respeito pura poesia.
Meus parabéns a ela e mais anos de vida e saúde! Muito mais...
VIVA DONA CANÔ! \o/
Nenhum comentário:
Postar um comentário