segunda-feira, 12 de abril de 2010

E choveu... II


Se por um lado apelamos para os políticos, por outra via, tem a nossa obrigação, que muuuitas vezes não cumprimos.
Um dos deveres do cidadão é JOGAR O LIXO NO LIXO... temos em nossas ruas muitas lixeiras espalhadas, de cor laranja, um tom bem forte pra ninguém dizer que não encherga, né? Mas muitas vezes é mais fácil seguir e jogar no chão a dar três passos pra o lado e jogar o papel de bala ou o folheto que apanhou no lixo.
Enquanto escrevo isso me vem (e me recvolta) a imagem de pessoas que vejo diariamente amassando os papéis e embalagens e atirando rua afora.
Uma outra solução pra quem não quer se dar o desgaste de três passos até um lixo próximo é guardar o papel na bolsa, no bolso e jogar num lixo que tiver "ao alcance".
Eu creci ouvindo que temos que jogar as coisas no lixo, que o braço não cai, se a gente fizer isso... e costumo pensar nessas pessoas. Seria preguiça, desatenção ou vontade de sujar mesmo?
Porque tem gente que pensa que como tem varredores e coletas, "é pra sujar mesmo assim eles fazerem algo pelo que recebem".
Em meio a todo esse discurso você deve estar pensando: o que isso tem haver com a chuva que deu? Você deve lembrar da imagem das ruas alagadas, de pessoas caminhando entre ruas com água pela cintura... e os esgotos não conseguiam dar vazão da água. Porque? Porque estavam entupidos com lixo! Esse lixo que é tão bobo, e que vai acumulando diariamente, tão inofensivo que não podia deixar a água seguir o curso dela e evitar tanto transtorno.
Falamos de políticos e suas obrigações, da chuva que caiu demais, mas não podemos nos esquecer de nosso papel. Temos que aprender a nos acomodar a nossas obrigações. Não podemos perceber nossos direitos apenas e só brigar por eles... Então fica a critério de cada um a consciência de que uma cidade limpa e bem cuidada é o melhor pra todo mundo!
SE VOCÊ NÃO JOGA PAPEL NO CHÃO DE SUA CASA, EVITE JOGAR NA RUA QUE É DE TODOS!
SE JOGA NA SUA CASA, RESPEITE O ESPAÇO DO OUTRO, A RUA É DE USO COLETIVO!
NINGUÉM OBSTRUI, TODO MUNDO USA E A CIDADE AGRADECE!

ps/ não vamos deixar que as coisas melhores de nenhuma parte (seja da política, do senado, da prefeitura e nossa) apenas nas épocas de campanhas eleitorais e em eventos na cidade. O bem estar é um direito de cada cidadão! Preze isto!

Um comentário:

marllon breno disse...

Certíssimo Murilíssimo !!
Tem que jogar lixo no lixo mesmo ...tem que cuidar do que é nosso , tem que prevenir as doenças sociais tb ...
Muito bom e coerente o texto ..
Congratulaciones !